Objetivo: Avaliar a a performance da rede de transporte atual, simular seu comportamento em distintos cenários futuros e identificar caminhos para o aumento da sua eficiência.

Unidade responsável: Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas

PELT: O Plano Estratégico de Logística de Transportes – PELT, elaborado em 2007 e articulado ao Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), tem o intuito de prover suporte técnico às escolhas do Governo de Minas face aos desafios atuais e futuros para o estado nesse setor. 

É importante buscar a racionalização da atividade logística nas diversas regiões do estado, com o concomitante ordenamento territorial a partir dos potenciais de produção e consumo; fomentar a multimodalidade; prover ganhos socioambientais; buscar o desenvolvimento econômico-regional com geração de empregos e criação de riqueza; além de aumentar a competitividade das empresas e das regiões. Nesse contexto, a priorização das intervenções torna-se de fundamental importância para que os ganhos incrementais sejam alcançados dentro das restrições orçamentárias compreensíveis. Daí a necessidade da formulação de planos estratégicos consistentes e da aplicação de modelos racionais que indiquem as melhores soluções logísticas para o maior ganho de sinergia possível.

Escritório PELT

A fim de inserir a lógica de planejamento e racionalização de projetos de infraestrutura no trabalho cotidiano da Secretaria de Transportes e Obras Públicas, foi estruturado o Escritório PELT que tem como atribuição:
• Reforçar a capacidade de planejamento da SETOP ;
• Aumentar a eficiência das ações do governo estadual na gestão dos sistemas de transporte;
• Estruturar o planejamento de logística de transportes como atividade contínua da SETOP.

Mapa Estratégico do Escritório PELT

Faça o download do Plano Estratégico de logística de Transportes

Mais Informações

Ações deste programa

Não há items para os filtros especificados.